Noticias APEMG

Prezados/as professores/as de espanhol,

relatamos abaixo os encaminhamentos da reunião que a APEMG teve com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte à respeito da Portaria de criação do Núcleo de Línguas Estrangeiras.
0001Acesse a Portaria SMED nº 021/2018 aqui.
————————————————————————————————————————

Prezados/as professores/as de espanhol,

relatamos abaixo os encaminhamentos e discussões da reunião que a APEMG teve com a Secretaria de Estado de Educação de MG  sobre a situação do espanhol em Minas Gerais, atendendo às demandas recebidas de várias partes do estado.
Captura de pantalla 2017-12-13 a la(s) 11.25.23Captura de pantalla 2017-12-13 a la(s) 11.25.31
* Acesse a Resolução SEE nº 2842/2016 aqui.

WhatsApp Image 2017-12-07 at 18.23.22

APEMG na luta pela manutenção da Língua Espanhola na Educação Básica!

Filie-se à APEMG e fique por dentro das nossas ações.

 Junte-se a nós!

————————————————————————————————————————

Prezados/as associado/as:

Gostaríamos de apresentar a nova diretoria da APEMG, eleita na última assembleia para o triênio 2017-2019. Está formada por professores de diferentes regiões do estado e que atuam na educação básica e no ensino superior. A ideia é que possamos descentralizar nossas atividades e fortalecer a atuação da Associação em vários municípios e em diferentes níveis de ensino.

Com o fim de cumprir com os objetivos da APEMG previstos no seu Estatuto, nossas principais metas para os próximos anos são:

a) retomar o diálogo com a SEE, em busca da defesa dos direitos e das conquistas dos professores de espanhol no estado;

b) criar espaços de discussão sobre políticas de implantação de ensino de línguas nas redes de ensino;

c) organizar eventos acadêmicos, culturais e sociais de acordo com o interesse dos associados;

d) estabelecer parcerias com escolas da educação básica e com equipes de projetos de universidades como PIBID, CENEX-UFMG, FOCOELE, etc;

e) firmar convênios com instituições interessadas no ensino de espanhol, sempre zelando pela reciprocidade nas relações.

A atual diretoria já está organizando atividades para os meses de setembro, outubro e dezembro deste ano. Aguarde a divulgação e acompanhe as novidades no site da APEMG: www.apemg.org.

Colocamo-nos à disposição para dúvidas, críticas e sugestões dos/as associados/as.

DIRECTIVA

Presidente

Eduardo Tadeu Roque Amaral
eduamaralbh@gmail.com

Vice-Presidente
Janaína Aguiar Mendes Galvão
janaguiarmg@gmail.com

Secretaria General
Elizabeth Guzzo de Almeida
eguzzoalmeida@gmal.com

Secretario General Adjunto
Washington Pereira de Oliveira
woxitonoliveira@gmail.com

Directora de Comunicación
Mariana Ferreira Ruas
frauruas@gmail.com

Director de Formación y Eventos
Daniel Mazzaro Vilar de Almeida
daniel.mazzaro@gmail.com

Directora de Convenios y Contratos
Laureny Aparecida Lourenço da Silva
laurenylourenco@yahoo.com.br

Director Financiero
José Pires Cardoso
prof.josepires@gmail.com

Consejo Fiscal
Lúcia Maria da Silva – luciapibid2014@gmail.com
Juliana Vasconcelos Barcelos – juliana.vasconcelos.barcelos@gmail.com
Thatiana Vasconcelos Barcelos – thatybarcelos0803@gmail.com

————————————————————————————————————————

Circular de la Secretaría de Estado de Educación de MG respecto a la oferta de   Lenguas Extranjeras Modernas en las escuelas de Ensino Médio:

Estimad@s asociad@s, esta orientación de la SEE/SEM es de extrema importancia para los profesores de español, una vez que mantiene la posibilidad de oferta de la asignatura Língua Estrangeira Moderna – Espanhol tanto en carácter optativo (para el alumno) como en carácter de lengua obligatoria en la escuela.

Captura de pantalla 2017-06-25 a la(s) 12.57.52 Captura de pantalla 2017-06-25 a la(s) 12.58.01

————————————————————————————————————————

Apemg apoya el Manifesto de Fortaleza

MANIFESTO DE FORTALEZA

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2017, realizou-se no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, o IV Colóquio do GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Formação de Professores de Língua espanhola), cujo tema foi “Caminhos para a consolidação da formação de professores e do ensino de espanhol no Brasil”. O evento teve como principal objetivo dar visibilidade à produção científica e às atividades de ensino voltadas para a Língua Espanhola no Brasil. Contou com cerca de 150 participantes inscritos e pesquisadores de diversas regiões, que, durante os dias de sua realização, debateram o papel da consolidação do ensino e da formação de professores de espanhol no país.

Nesse contexto, foram destacadas as principais consequências para a área de espanhol decorrentes da sanção da Lei federal 13.415/17 que, entre outras medidas, revoga a Lei 11.161/05. Ressaltamos as repercussões negativas mais evidentes já provocadas pelo texto legal de 2017: desvirtuamento dos objetivos centrais estabelecidos pela LDB para a Educação Básica; comprometimento da formação dos alunos da Educação Básica; inevitável esvaziamento dos cursos superiores de formação de professores de espanhol (Licenciatura); redução drástica das oportunidades de trabalho para os professores de espanhol (inclusive, ocorrem demissões em grande escala em todo o país); exclusão do espanhol do edital do PNLD 2020 para os anos finais do Ensino Fundamental; demissões de muitos profissionais da área editorial dedicados à publicação de livros e demais materiais didáticos de espanhol (editores, revisores, diagramadores etc.). A lei 13.415/17 contraria as políticas universitárias recentes, especialmente no âmbito federal, que incluem o projeto REUNI, que garantiu investimentos na expansão de vagas nas instituições federais para a formação de professores e o aumento do corpo docente nas licenciaturas, por meio de concursos. Com a retirada do espanhol da Educação Básica, todo o esforço prévio para ampliação do quadro docente bem como dos recursos humanos formados decorrentes da ampliação das vagas torna-se vão, frustrando a expectativa de professores e estudantes interessados nas oportunidades que o estudo da língua espanhola pode oferecer.

Evidencia-se, dessa forma, que a mencionada Lei 13.415/17 significa um retrocesso imenso nas políticas linguísticas brasileiras, que, nos últimos anos, deram importantes passos em direção a uma perspectiva de ensino plurilíngue na Educação Básica, além de desconsiderar as políticas de reciprocidade previstas pelo Tratado de Assunção e a integração da América Latina, conforme estipulado na Constituição Federal Brasileira.

Desse modo, nós professores abaixo-assinados, conclamamos todos os envolvidos com o ensino do espanhol no Brasil a reivindicar, junto ao poder público, a revisão da retirada do ensino da língua espanhola da Educação Básica. Entendemos que o ensino multilíngue e inclusivo, do ponto de vista social, é fundamental para atender as demandas do mundo atual, conectado e multicultural, cujas dinâmicas sociais e laborais exigem dos sujeitos a capacidade de comunicação com o outro na construção de uma sociedade mais tolerante e integrada.

Nesse sentido, juntamo-nos às iniciativas de estados como Roraima, Ceará e demais estados e municípios que estão trabalhando e assegurando a permanência do ensino do espanhol nas suas redes de ensino, por compreenderem a sua importância para uma formação cidadã e atualizada com as necessidades sociais do mundo em que vivemos.

Para firmar también el Manifesto, accede http://bit.ly/2C7mbwq

————————————————————————————————————————

En Asamblea General Ordinaria realizada el 23 de junio de 2017, los asociados eligieron la nueva Junta Directiva para el periodo de 2017 a 2019.

Los nuevos miembros esperan la efectiva participación y colaboración de los asociados en este nuevo mandato de la APEMG.
¡En breve novedades!
————————————————————————————————————————
Boletín APEMG – 4ª Edición
captura-de-pantalla-2016-11-07-a-las-23-36-55
Ya está disponible para lectura la edición de Octubre del Boletín APEMG.

Los asociados lo recibieron por el e-mail cadastrado. Si no lo recibiste, entra en contacto con la Directoria através de apemg.diretoria@gmail.com y ¡actualiza tu cadastro!

 ————————————————————————————————————————

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>